O Ministério da Cultura prevê construir uma Política
Nacional de Cultura para Educação, que aponte diretrizes para interligar
programas e equipamentos culturais com escolas, ainda sem data
prevista. A ideia é articular as ações já implantadas pelo governo
federal e por governo estaduais e municipais com as instituições de
ensino, além de criar novas estratégias na área.
O ministério
planeja realizar, já no ano que vem, um mapeamento de ações que
interliguem educação e cultura na educação infantil e levantar
experiências na área durante a formação de docentes, segundo a
assessoria de comunicação do órgão.
Para subsidiar as diretrizes da polícia nacional, o Ministério encomendou uma pesquisa, chamada “Plano Articulado para Cultura e Educação”,
divulgada na última semana, que analisou as demandas da sociedade civil
de ações que aproximem cultura e educação, com enfoque no diálogo entre
escolas e os equipamentos culturais do entorno.
Foram ouvidos
1.664 profissionais – entre professores, estudantes, coordenadores de
museus, bibliotecários e colaboradores de organizações não
governamentais – de 165 municípios dos 26 estados, que se reuniram nos
municípios de Porto Velho (RO), Recife (PE), Campo Grande (MS), Rio de
Janeiro (RJ) e Porto Alegre.
O levantamento apontou que existe pouco diálogo entre o que é
ensinado nas aulas e os saberes do cotidiano, que há a necessidade de
investir mais no intercâmbio entre as áreas e que os cursos de pedagogia
precisam se aproximar mais dos estudos sobre cultura. Além disso, a
pesquisa mostra que os professores, em geral, entendem cultura apenas
como a acadêmica, que eles tem dificuldade no diálogo com outros
equipamentos educativos e que os espaços de cultura precisam de apoio
técnico e financeiro para se integrarem ao sistema educacional.
“A ideia do governo de implantar educação integral é pensar em
educação comunitária, de forma que a escola possa se articular com
outras instituições”, afirmou a responsável pela pesquisa, Sueli Lima,
coordenadora da organização não governamental Casa da Arte Educação. “É
um esforço para pensar um sistema de educação e não um sistema escolar,
porque a educação vai muito além da escola.”
Segundo ela, a interligação entre as duas áreas permite que os alunos
se aproximem das práticas tradicionais das comunidades onde estão as
instituições de ensino e dão mais sentido ao currículo escolar. “Muitos
pensam que a escola é simplesmente um local de ensinar a ler e a fazer
contas, mas ela tem o objetivo de criar um sujeito crítico, capaz de
atuar no mundo para mudá-lo.”
O Ministério da Cultura informou que já implanta dois
programas que podem ser aproveitados na política nacional. Um dele é o
Mais Cultura nas Escolas, lançado em maio de 2013, em Parceira com o
Ministério da Educação. Com ele, 5 mil escolas serão selecionadas
deverão elaborar, já no ano que vem, seus Planos de Atividades
Culturais, que irão propor estratégias para aproximar a escola de
artistas, mestres das culturas populares, museus e bibliotecas.
Além disso, o Ministério da Cultura disponibiliza, em plataforma livre, o portal Cultura Educa,
que permite mapear e georreferenciar escolas e equipamentos culturais,
de saúde e de assistência social em todos os municípios do país. A ideia
é que ele seja aprimorado para possibilitar registros e trocas de
experiências. Atualmente, 34 mil escolas e equipamentos culturais no seu
entorno estão cadastradas.
Fonte: www.redebrasilatual.com.br
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