O Ministério do Turismo divulgou,
na terça-feira (23), a destinação de R$ 19 milhões reservados para a
implantação de sinalização turística em 34 destinos históricos de 17
estados de todas as regiões brasileiras. O objetivo é tornar a
comunicação dos destinos adequada aos padrões internacionais.
Os recursos atendem à necessidade de melhorar o nível de informação
prestada ao turista nacional e internacional. A sinalização turística
ficou entre os itens com as menores avaliações positivas, de acordo com
pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo durante a Copa das
Confederações. No ano passado, o MTur destinou R$ 38,5 milhões para
equipar as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 com sinalização
turística.
Na divisão dos recursos para sinalização turística, a região Nordeste
receberá com R$ 7,3 milhões para investimento em 13 cidades históricas.
Na lista de beneficiários, estão destinos que recebem grandes fluxos de
turistas como Fernando de Noronha (PE), Itaparica (BA), Penedo (AL),
São Luis (MA), Parnaíba (PI), Aracati (CE), João Pessoa (PB) e São
Cristóvão (SE).
No Sudeste, localidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro
recebem um total R$ 5,5 milhões. Será implantada sinalização turística,
por exemplo, nas principais cidades históricas de Minas, como Congonhas,
Diamantina, Mariana, Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei e Serro.
Importante destino turístico de São Paulo, São Luiz do Paraitinga,
bastante afetada com as enchentes de 2010, também foi contemplada no
pacote do MTur.
Com ruínas tombadas pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural
da Humanidade, São Miguel das Missões (RS), está no rol das cidades do
sul do país que receberá recursos para sinalização turística. A região
Sul terá um total de R$ 3,15 milhões para intervenções também em Pelotas
e Jaguarão (Rio Grande do Sul); em Florianópolis e Laguna (Santa
Catarina) e Antonina (Paraná).
Para cidades da região Centro-Oeste, foram destinados cerca de R$ 2
milhões, beneficiando Corumbá (MS) e cidade de Goiás e Goiânia, no
estado de Goiás. A região Norte terá R$ 1 milhão em investimento para
sinalização turística em Belém (PA).
Pesquisa
A sinalização turística nos destinos nacionais foi considerada ruim
para 20,4% dos brasileiros que viajaram em 2011, segundo pesquisa de
demanda doméstica do Ministério do Turismo. Em uma lista com 13 itens,
só esteve à frente de infraestrutura urbana, limpeza, rodovias,
segurança e preços de serviços.
Na opinião do turista estrangeiro, a sinalização ficou entre os itens
de infraestrutura turística e serviços com menor avaliação positiva.
Ficou à frente somente, nesta ordem, de aeroportos, telefonia/internet,
condições das rodovias e preços, numa lista com 16 itens.
Fonte: Portal Planalto com informações do Ministério do Turismo
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