domingo, 21 de dezembro de 2014

SEM UMA LIDERANÇA CULTURAL PIANCÓ FICA FORA DO CENÁRIO HISTÓRICO DA PARAÍBA

Se tem ninguém sabe, ninguém viu. A cidade de Piancó sempre foi órfão de cultura. O cargo quase em todas as administrações era ocupado por alguém, mas parece ser invisível quem assume essa função. Se não é, fica. Não tem nenhum incentivo cultural na cidade. Representações nesse sentido ninguém vê. A Cultura para uma cidade é muito importante e a Secretaria de Cultura e Turismo deve ser prioridade em qualquer gestão pública. Agora colocar alguém para assumir a titularidade de uma Pasta tão importante, tem que ser bem avaliado pelo gestor público. Colocar alguém nessa função que não corresponda a realidade, é jogar contra sí próprio. Em Piancó pode se afirmar que não existe nenhum representante oficial da Cultura. podem até achar exagero, mas é a pura verdade.

Recentemente ocorreram alguns eventos em Piancó e Itaporanga com relação a Cultura. Ninguém tomou conhecimento sobre o tema, a não ser meia dúzia de pessoas.

Falta compromisso do gestor público para esta área tão importante.

No início da atual gestão municipal, houve até um "ensaio" com relação a este tema e alguns eventos foram realizados, mas agora está totalmente esquecido.

O que é Cultura:

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura do soja, a cultura do arroz etc.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos  procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

O conceito de cultura organizacional remete para o conjunto de normas, padrões e condições que definem a forma de atuação de uma organização ou empresa.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário